segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ovo da serpente


Atenas, Praça Syntagma, 2 de agosto. Centenas de pessoas estão em frente ao parlamento grego. Mas dessa vez não foi para realizar um novo protesto contra os planos de austeridade que levaram o povo grego a miséria e ao desemprego. Dessa vez todos estão em fila para receber massa, leite, batatas, óleo e outros bens de primeira necessidade. Os mantimentos são distribuídos pelo partido fascista grego Aurora Dourada. 

No entanto, apenas eram “merecedores da solidariedade” aqueles que demonstrassem ser cidadãos "100% gregos". A cada um era pedido que apresentasse documentos que provassem a sua nacionalidade. 

"Estamos na Grécia, os gregos têm prioridade. Os imigrantes ilegais que vieram para aqui, que gozam de todos os direitos e privilégios que vêm dos impostos gregos são ilegais, invasores. Eles são uma ameaça para a Grécia", disse um dos fascistas que, como outros de seus “camaradas”, vestia-se com uma camisa negra.

A ação do Aurora Dourada tem clara inspiração no passado, quando o Partido Nazista, de Hitler, que distribuía sopas para os desempregados alemães vitimados pela crise econômica.

Nenhum comentário: