quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fazendeiro declara guerra contra indíos



No Mato Grosso do Sul, o fazendeiro Luis Carlos da Silva Vieira, conhecido como “Lenço Preto”, declarou guerra contra os índios guarani kaiowá, em uma entrevista a imprensa local.

A “declaração de guerra” foi gravado em vídeo e mostra o fazendeiro em atitude de ameaça à vida dos índios e sem qualquer preocupação com as consequências legais. O fazendeiro diz que vai liderar um grupo de fazendeiros armados contra os índios nesta semana: “Nós vamos partir pra guerra, e vai ser na semana que vem. Esses índios aí, alguns perigam sobrar. O que não sobrar, nós vamos dar para os porcos comerem”.

“A maioria dos fazendeiros está comigo. Arma aqui é só querer. Eu armo esses fazendeiros da fronteira rapidinho, porque o Paraguai fica logo ali, e na guerra não tem bandido”, disse.

Os guarani kaiowá do sul de Mato Grosso do Sul decidiram retomar áreas reconhecidamente indígenas e já homologadas pelo governo federal, mas que estão ainda ocupadas por fazendeiros por força de liminar judicial.

Desde o último dia 10, cerca de 200 indígenas ocupam a área Arroyo Korá, no município de Paranhos. Pistoleiros atacaram um acampamento erguido por cerca de 400 indígenas. Um indígena está desaparecido, segundo o Conselho IndigenistaMissionário (Cimi).

Nenhum comentário: