quinta-feira, 1 de março de 2012

Rádio livre é atacada na USP

O coletivo Rádio Várzea Livre divulgou em seu blog uma nota em que acusa a Reitoria da Universidade de São Paulo pelo roubo de sua antena e a destruição do mastro e dos cabos que ligam o transmissor à antena.

Ainda segundo o coletivo, desde outubro do ano passado a rádio vem sendo perseguida pela Anatel, que acatou uma denúncia apresentada pelo Grupo Bandeirantes (que detém a concessão de várias emissoras de rádio e televisão no país).

Na época, além das reportagens veiculadas pelas emissoras do Grupo Band criminalizando as rádios livres, a Anatel anunciou que aguardava a decisão judicial para proceder à interdição da rádio, o que não aconteceu.

Perseguições em 2011

No ano passado, além da Rádio Várzea, outras importantes rádios livres foram atacadas pela Anatel. Tiveram problemas para seguir funcionando a Rádio Muda de Campinas e a Rádio Pulga, no Rio de Janeiro. Os episódios confirmam a política do governo federal em não atender às reivindicações de uma maior democracia no setor das comunicações, mantendo os privilégios dos grandes grupos de mídia e impedindo a livre expressão da população.

Movimento estudantil

Na Universidade de São Paulo, o ano começou com forte polêmica e enfrentamento com a reitoria. Ontem, a reitoria da USP havia proibido a entrada de equipamentos de som, banheiros químicos e bebidas para a realização da calourada da USP, organizada pelo comando de greve. Apesar da proibição, que o comando de greve classificou como arbitrária, o show-protesto aconteceu e não houveram enfrentamentos com a polícia, que acompanhava de longe com poucos homens.

Na última terça-feira, entretanto, 4 calouros foram presos dentro da universidade e levados à delegacia de Pinheiros, onde foram fichados por porte de entorpecentes. Segundo foi divulgado, um dos estudantes portava 0,4 grama de maconha. O Núcleo de Consciência Negra da USP acusa ainda a polícia de racismo, por haver entre os estudantes um negro com dreads no cabelo.

Nenhum comentário: