quarta-feira, 14 de março de 2012

Homofobia nas ruas e nas delegacias

Se os casos de homofobia no Brasil continuarem no ritmo que vão, até o Dia Internacional Contra a Homofobia, em 17 de maio, terá sido um péssimo começo de ano. São vários casos por semana, ainda que nem todos saiam no noticiário. Somente no Estado da Bahia, onde se registrou o maior número de casos de agressão nos últimos seis anos, foram 33 casos somente em 2012, uma média de três por semana.

A última de que se tem notícia aconteceu no último dia 10, em uma estação de ônibus de Salvador. Segundo notícia do UOL, Thyago Souza, 24, e o namorado, 21, foram espancados por um grupo de seis homens armados com facas e um pedaço de madeira quando chegavam à estação. Por causa das agressões, o namorado de Thyago foi levado a um posto médico e teve de levar dez pontos na cabeça.

Polícia homofóbica

Ambos tiveram ainda que enfrentar a discriminação nas delegacias de polícia. Nas duas primeiras delegacias procuradas, eles não puderam registrar queixa da agressão. Espantosamente, os policiais que os atenderam em uma das delegacias chegaram a culpar impressora para não fazer o registro. Na terceira tentativa eles conseguiram fazer o registro, mas não há qualquer menção ao crime de homofobia na ocorrência. O próprio delegado informou ao UOL que, quando identificados, os agressores responderão por lesão corporal e roubo.

Rio de Janeiro

Já no Rio de Janeiro, quatro homens e uma adolescente foram detidos ontem por crime semelhante. Eles agrediram um homossexual no sábado, em uma praia do Recreio dos Bandeirantes. Também nesse caso, o delegado informou que os detidos não responderão por crime de homofobia, somente por tentativa de homicídio duplamente qualificado.

Nenhum comentário: