terça-feira, 12 de abril de 2011

Um ato de rotina numa república democrática?

O texto abaixo foi enviado para o jornal O Globo, seção de leitores, mas não foi publicado. Reproduzimos, então, esse protesto e, ao mesmo tempo, uma homenagem aos 13 companheiros presos no Rio.


Um ato de rotina numa república democrática?

Isabel Gomide Freire D’Aguiar

Estava indignada e calada, mas quando li o texto do Daniel Aarão Reis, resolvi colocar para fora meu repúdio com o que aconteceu com os 13 presos políticos. Meu filho estava na passeata, protestando contra a vinda do presidente estadunidense. Estava exercendo seu direito de protestar, imbuído de suas crenças e verdades. Poderia ter sido preso. Ele teria sua cabeça raspada, seus direitos básicos negados e seria jogado num presídio junto com bandidos, como foram seus amigos. Ensinei a meus filhos que numa democracia sempre podemos lutar pelo que acreditamos. Apresentei as enormes diferenças sociais desse país e mostrei que temos a chance de mudar alguma coisa. Eles acreditaram nisso e escolheram o caminho da militância política. Admiro e respeito suas escolhas e não admito que esse país que se diz democrático, continue agindo como nos anos da ditadura militar. Prenderam e humilharam arbitrariamente para mostrar aos nossos visitantes estadunidenses como “cuidam” do país. Esses 13 estão sendo processados, pelo que mesmo? Por defenderem seus pontos de vista? Por carregarem bandeiras e faixas contra o presidente estadunidense? Por colocarem para fora o que pensam e acreditam? Ao contrário da grande maioria da população Brasileira que vive indignada com tudo, mas não faz nada, esse pessoal faz. Lutam pelo que acreditam e querem mudanças. O mundo está mudando, só não vê quem não quer. Fico muito feliz que ainda tenha gente com a capacidade de se indignar e protestar. Como cidadã e mãe, exijo o imediato arquivamento do processo que os 13 estão respondendo. Protestar não é crime, é direito.

Um comentário:

Jefferson Soares disse...

Pacifismo vergonhoso e oportunismo radical da direção do PSTU

http://mepr.org.br/noticias/nacional/458-pacifismo-vergonhoso-e-oportunismo-radical-da-direcao-do-pstu-e-demais-partidos-eleitoreiros.html