domingo, 2 de agosto de 2009

A Copa traz prosperidade? Para quem?

As expectativas geradas com a indicação do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 são compreensíveis.

Porém, analisando a situação de outro país do Terceiro Mundo que sediará uma Copa do Mundo, a África do Sul, sede da Copa de 2010, podemos verificar que a "prosperidade" trazida pela realização do mundial não é tão "gorda" assim para os trabalhadores.

Devido aos baixos salários recebidos, os operários da construção civil sul-africanos, que estão erguendo os estádios e demais obras para a Copa do ano que vem, precisaram entrar em greve para reivindicar um aumento.

Os vídeos abaixo mostram a greve dos operários e suas consequências sobre as obras para a Copa:



3 comentários:

trabalhador disse...

Trecho de artigo publicado no Portal do PSTU:

"Essa luta é concreta. Começa agora, por exemplo, exigindo de Lula que decrete a estabilidade do emprego. São também pontos decisivos: o não pagamento da dívida externa para que possamos levar a cabo um plano de obras públicas que combata o desemprego e reforma agrária que gere milhões de ocupações no campo; redução da jornada de trabalho para 36 horas sem redução de salário; reajuste geral dos salários e aposentadorias e congelamento dos preços dos alimentos."

Luta concreta, companheiro??

Todas são "palavras de ordem para agitação" muito boas, muito legais, mas só que LUTA CONCRETA de verdade é a luta pela aprovação da PEC 231/95 que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais.

Essa sim é uma luta concreta, baseada em algo real, em um projeto que já está para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados, e que pode mobilizar MILHÕES, e terminar em uma retubante VITÓRIA para as massas, ainda antes do final de 2009.

Vamos ter senso de prioridade, companheiros!

Anônimo disse...

"Essa sim é uma luta concreta, baseada em algo real, em um projeto que já está para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados, e que pode mobilizar MILHÕES, e terminar em uma retubante VITÓRIA para as massas, ainda antes do final de 2009."

Nossa, de onde veio essa previsão?

trabalhador disse...

Se essa esquerdinha brasileira tivesse vergonha na cara, e saísse da sua rotinazinha enfadonha para de fato encampar uma luta encarniçada pela aprovação da PEC das 40 horas, divulgando e explicando para os setores mais explorados da classe trabalhadora o que é que está em jogo (a aprovação ou a rejeição de um projeto que passou 14 anos tramitando, que pode amenizar a brutal carga de trabalho brasileira), nós certamente veríamos MILHÕES nas ruas, como na época das Diretas Já, só que dessa vez por uma bandeira muito mais classista.

Mas a esquerdinha brasileira não está a altura desse momento histórico. Está muito ocupada com suas briguinhas e disputinhas.