domingo, 28 de junho de 2009

Golpe militar e sequestro do presidente em Honduras


Informações de última hora dão conta de que o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, foi sequestrado por militares no começo da manhã de domingo, em um golpe de Estado orquestrado por setores de direita, e levado a força para a Costa Rica.

Setores da direita hondurenha apelaram para o golpe de Estado por não aceitarem a convocação de um plebiscito por parte do presidente, que seria realizado hoje, com o objetivo de permitir que a população decidisse se deveriam ou não ser convocadas eleições para uma Assembléia Constituinte no país, para elaborar uma nova Constituição.

Segundo o portal venezuelano LaClase.info, milhares de manifestantes tomaram as ruas da capital do país, Tegucigalpa, protestando contra o golpe, e estão sendo reprimidos.

5 comentários:

Nerd Vermelho disse...

Ei parece que tiraram o site do partido do ar.

Anônimo disse...

Mais notícias sobre o golpe em:
http://mimalapalabrahn.blogspot.com/

jurista de esquerda disse...

O que está acontecendo em Honduras é um alerta para todos os povos do mundo contra as Constituições que possuem "cláusulas pétreas" (inclusive a brasileira).

As "cláusulas pétreas" são artigos que algumas (não todas) Constituições de alguns países possuem, que simplesmente não podem ser modificadas. A Constituição simplesmente proíbe que esses artigos sejam modificados, sob qualquer circunstância, independente da vontade popular.

Ou seja, pouco importa a vontade popular, pouco importa a evolução da sociedade, determinados artigos da Constituição são imutáveis PARA TODO O SEMPRE. Pela lógica disatorcida das "cláusulas pétreas", 500, 700 ou 900 anos após a promulgação da Constituição, esses artigos tem que continuar intactos, sem possibilidade alguma de alteração.

É justamente utilizando o argumento das "cláusulas pétreas" que os golpistas da Corte Suprema e das Forças Armadas hondurenhas promoveram o sequestro do presidente e a instituição de um novo governo ilegítimo.

A Constituição brasileira também possui "cláusulas pétreas". O ocorrido em Honduras mostra o absurdo dessas "cláusulas", e o perigo que representam à democracia.

eu disse...

será que há condições reais de resistênsia do povo para reverter esta situação?

Anônimo disse...

Caro Jurista de Esquerda

Nao quero e nao daria para, por conta do local e espaco, fazer uma discussao mais profunda sobre o que voce disse. Mesmo porque, nao discordo no todo. Mas apenas gostaria de ressaltar que mesmo se nao houvessem estas tais "clausulas petreas", o que foi feito seria feito, da mesma forma, usando-se outros "argumentos".