domingo, 5 de abril de 2009

1º de Maio de 1988

Faltando algumas semanas para o 1º de Maio, resolvemos atender a reivindicação do companheiro Juan, que "protestou" em um arremesso anterior pedindo para publicarmos o histórico vídeo abaixo.

O vídeo foi gravado em 1988, em Buenos Aires, na Argentina, e mostra o ato público de 1º de maio organizado pelo MAS (Movimiento Al Socialismo), partido que na época era a seção argentina da LIT-QI (Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional).

O ato, que reuniu milhares de pessoas no estádio do clube de futebol Ferro Carril, aconteceu pouco mais de um ano depois que o MAS havia perdido seu principal dirigente, Nahuel Moreno (fundador da LIT-QI), falecido em janeiro de 1987.



"Me parece... Que el socialismo cresce!"

7 comentários:

Anônimo disse...

Cara!
Neste momento de reoorganização dos trabalhadores e trabalhadoras rever o video me vez acreditar ainda mais que é possível mobilizar as massas.
Me emocionei muito com o video.
Maravilhoso a agitação no final do video: Me parece! Me parece! Me parece! Que o socialismo cresce!
Prof. Monje

J.P. disse...

Ewstou ganho.

É possível.

Anônimo disse...

Espetáculo grotesco de fanatismo e coletivismo.

coletivista disse...

O "anônimo" acima não faria o mesmo comentário se o vídeo mostrasse a comemoração da torcida do Palmeiras diante de uma vitória do time, ou um comício do PSDB em uma cidade do interior, onde o candidato a prefeito entusiasticamente clama no microfone os grandes feitos conquistados durante a sua administração, sob ovação dos cabos eleitorais.

Certamente ele só considera "espétaculo grotesco" porque foi promovido por um partido de extrema esquerda. Para ele é aterrorizante ver a extrema esquerda ter influência de massas.

Anônimo disse...

Não, eu faria sim o mesmo comentário para me referir a uma torcida de futebol ou a um comício tucano. Continue idealizando o seu inimigo, canalha. Continue a combater as suas próprias representações.

Anônimo disse...

Aqueles que nada construiram junto à classe trabalhadora - revisionistas de todas as cores e pensamentos - do alto de seus ideários academicistas ficam maravilhados com a descoberto de que todos erram menos eles... eu que sou leninista prefiro me molhar nos rios da vida ao atravessa-los. Nao se fazem revoluções com medo de burocratas nem de dentro de casa. Viva Moreno - com nossos erros e acertos e na luta sempre reconstruindo o partido mundial da revolucao socialista. Viva a LIT. Viva a IV Internacional!

Cadu - professor estadual

cacos e coisas disse...

Lutar por uma sociedade igualitária é fanatismo...

Sou fanático.