quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Quem violou a trégua?

O texto abaixo é de um dos blogonautas que deixou seu protesto no dia 4 de dezembro aqui no Molotov. Segue o protesto agora como arremesso e com destaques em negrito de nossa parte:

Israel violou a trégua acordada em junho de 2008 desde o primeiro dia! É isso mesmo: desde o primeiro dia!
No dia 19 de junho de 2008, o Hamas emitiu um comunicado oficial, alertando ao mundo que Israel havia cometido três violações do cessar-fogo logo no primeiro dia da trégua acordada!


Veja a notícia neste link: http://www.imemc.org/article/55565

Ou seja, Israel não respeitou um dia sequer de trégua, começando os ataques e provocações já no primeiro dia!


Mas, para não sermos acusado de "parciais", e de utilizarmos como fonte apenas os comunicados oficiais do Hamas, vejamos o que um oficial da ONU (Organização das Nações Unidas) alertou ao se completar UMA SEMANA da trégua: http://www.fromoccupiedpalestine.org/node/1754


Segundo o oficial da ONU, na primeira semana da trégua acordada, houveram 8 violações do cessar-fogo, sendo que SETE foram cometidas pelas Forças Armadas israelenses, e apenas uma cometida por palestinos, DIAS DEPOIS que Israel começou a violar! (E detalhe: a única violação palestina foi cometida pelo grupo Jihad Islâmica, e não pelo Hamas!)

Ou seja, fica muito claro "quem começou" com as violações do cessar-fogo.


É preciso que se diga ainda que o acordo de trégua não dizia respeito apenas ao cessar-fogo. Havia outra parte do acordo, que dizia que Israel iria aliviar um pouco o bloqueio à Faixa de Gaza, permitindo a entrada de bens de consumo, combustível, alimentos e remédios.


ISRAEL TAMBÉM NÃO CUMPRIU ESSA PARTE DO ACORDO DE TRÉGUA!

Além de violar o cessar-fogo, como vimos acima, Israel não aliviou nem um pouquinho o seu cerco total sobre a Faixa de Gaza!

Gaza continou sendo O MAIOR CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO MUNDO, com um milhão e meio de habitantes presos em uma pequena região de 300 quilômetros quadrados, sem que NADA pudesse entrar! Israel deixou os palestinos de Gaza sem comida, sem água, sem remédios, sem eletricidade, sem combustível! Criou uma situação de calamidade humanitária!

Portanto, fica muito claro que os tímidos foquetes Qassam atirados pelo Hamas nos últimos meses foram uma forma de protesto contra a sitemática e criminosa violação, por parte de Israel, do acordo de trégua!

Nenhum comentário: