sábado, 25 de outubro de 2008

A crise econômica acompanhada pelo portal do PSTU e pelo Opinião Socialista

Falar de crise econômica hoje em dia é cair no lugar comum. O sobe e desce das bolsas, a quebradeira das instituições financeiras, os trilhões de dólares públicos oferecidos em sacrifício pelos governos como forma de acalmar a ira do deus mercado e até a estatização das dívidas deram a tônica dos últimos dias em todo o mundo. Até mesmo aqueles que fingiram até o último momento que não estavam vendo a crise econômica tiveram de admitir que estamos diante da maior crise desde 1929. Mas se estamos falando de 29 então estamos tratando de uma depressão mundial, e com certeza ainda não estamos diante disso, mas já podemos no mínimo falar dos sinais de uma grande recessão em esfera global.

O portal do PSTU vem divulgando desde o começo do ano em conjunto com o Opinião Socialista uma série de artigos indispensáveis para todos os que querem entender o momento que estamos vivendo, as consequências diretas do mesmo sobre a vida dos trabalhadores e as tarefas colocadas para a classe para enfrentar a crise que entrando na escala de uma recessão global trará a tona o grande fantasma do desemprego, do achatamento salarial e da retirada de direitos.

Os artigos abaixo foram publicados essa semana no portal e são parte integrante do Opinião Socialista 358.

Os próximos compõem a edição de 12/10/2008 do Correio Internacional, publicação da Liga Internacional dos Trabalhadores e foram também publicados no portal essa semana.

Por fim alguns artigos publicados desde o começo do ano:

Nenhum comentário: