quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Imigrantes turcos são atacados na Alemanha. Xô nazismo!


Nove imigrantes turcos morreram e dezenas ficaram feridos no último domingo em um incêndio na cidade alemã de Ludwigshafen. O edifício é habitado por famílias de imigrantes e abriga uma associação turca. Entre os mortos está uma mulher grávida e cinco crianças - um bebê chegou a ser atirado por parentes do alto do prédio e sobreviveu. As imagens da queda comoveram o país.

Duas sobreviventes afirmaram ter visto um desconhecido atear fogo a um carrinho de bebê no primeiro andar. Investiga-se se o incêndio foi mais um atentado de grupos neonazistas. Segundo a revista "Spiegel", foram descobertas várias pichações com mensagens de conteúdo xenófobo no edifício, mas se investiga se elas tinham sido feitas antes ou depois do incêndio. Na Véspera de Ano Novo, 15 jovens de extrema-direita atacaram com paus uma família afegã, em um distrito de Berlim.

A Alemanha tem 15 milhões de habitantes de origem imigrante, a maioria de turcos, cuja primeira leva de imigrantes chegou ao país nos anos 50, e ajudaram a reconstruí-lo após a guerra. Nos últimos anos, o país assiste ao retorno do neonazismo, que se apóia no aumento do desemprego e nos ataques ao nível de vida. Culpando os imigrantes, a extrema direita foi responsável por 15.914 ataques apenas em 2005, sendo que 958 violentos.

A xenofobia conta ainda com uma cara política do país, com o Partido Nacional Democrático (NPD). Claramente simpático ao nazismo, obteve 7,5% dos votos na eleição de 2006, com cartazes com fotos de famílias turcas carregando bagagens sob o slogan ´Tenham uma boa viagem para casa.

Nenhum comentário: