quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Somos um país desenvolvido?



A ONU divulgou o novo ranking mundial de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Segundo o novo ranking, o Brasil tem IDH de 0,80, o que o faria entrar no grupo dos "países desenvolvidos".

Obviamente, Lula comemorou, e em mais um arroubo messiânico, se sentiu o "enviado de Deus". Provavelmente, essa estatística servirá de motivo de intensa propaganda do governo. Claro que Lula ignorou o fato de que o Brasil caiu uma posição no ranking mundial, indo da 69ª para a 70ª posição. E o governo jamais irá citar o fato de que o Brasil está atrás, na América Latina, de Argentina, Chile, Uruguai, Costa Rica, Cuba, México e Panamá. Além de estar atrás de Malásia, Omã, Bósnia, Albânia, Macedônia e Rússia.

Mas no mesmo dia da divulgação do ranking do IDH, uma outra notícia veio melar a festa do governo, e nos trazer de volta à realidade: foi divulgado também um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) que mostrou que mais da metade da população brasileira não tem acesso a rede de água e esgotos. Segundo o estudo, se for mantido o ritmo de tartaruga em que o país vem expandindo sua rede de saneamento básico, só chegará à universalização do serviço, em 100% dos domicilios, daqui a 115 anos, no ano de 2122.

Junto ao estudo da FGV, foi divulgado outro, da ONG Trata Brasil, que mostrou as consequências genocidas da falta de saneamento básico. Segundo o estudo, "a chance de uma criança de um a seis anos morrer pelo fato de que não dispõe de esgoto tratado é 32% maior do que uma criança que tem acesso a serviço de esgoto".

2 comentários:

Anônimo disse...

Blog do FOS (Frente Obrero Socialista), seção da LIT na Argentina:

http://foszonanorte.blogspot.com/

O site do FOS que tem o link no site da LIT não funciona mais, já deixou de ser atualizado faz tempo.

Mas esse blog "FOS Zona Norte" está sendo atualizado com frequência...

Anônimo disse...

Claro que somos ! Dom Mulla I (o cappo conivente) vai até colocar elevador em favela pra pobre subir na vida!
A Esquerda brasileira subserviente ao Hugo Chapolim Chaves e ao Evo Constituinte Morales está dando um banho de administração