segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A Globo e as “invasões” de reitoria

Estudantes entoando gritos de guerra, segurando cartazes e com narizes de palhaço ocupam a reitoria da Universidade Pessoa de Moraes, exigindo a eleição direta para reitor. Mais um novo protesto do movimento estudantil? Nada disso. Trata-se de um capítulo da novela “Duas Caras”, exibida pela rede Globo, no último dia 7.

Obviamente, a emissora mostrou a “invasão” – e não ocupação – a partir do seu ponto de vista, com um claro objetivo de jogar a opinião pública contra as OCUPAÇÕES de reitorias país a fora.

No dito capítulo, os estudantes reviram gavetas e armários, destroem livros, picham as paredes, fazem uma verdadeira baderna. Um estudante tenta jogar um ovo em Branca (dona da universidade), mas acaba acertando em Heriberto (uma espécie de vilão que manipula os estudantes). Por fim, a “baderna” faz com que Branca decida chamar a polícia para conter os estudantes. “Invasão de propriedade privada é crime!”, diz.

Não é a primeira vez que a Globo cumpre esse nefasto papel. Deturpação da realidade e manipulações é parte do manual de conduta de emissora. Mas o que esperar de uma emissora que rotulava as manifestações da “Diretas Já” como “comemorações” do aniversário de São Paulo? Mais ainda: o que dizer sobre Agnaldo Silva (autor do folhetim) que exalou todo o seu preconceito quando classificou (em seu Blog) de “elite” a população negra que recebe o Bolsa Família?

Um comentário:

Os Incansáveis disse...

nossa por incrível que pareça, fiz praticamente o mesmo comentário no meu blog dias atrás,isso que a globo faz é chamado de lavagem cerebral, a mesma coisa que ela fez com o médico bonzinho e bom presidente, quando colocou no ar a mini - serie JK, dando uma mão pro nosso "querido" tucano que mais tarde se elegeria para presidente da república, que coincidentemente era médico.