domingo, 11 de novembro de 2007

3ª reunião Nordeste aponta a necessidade de se fortalecer a CONLUTAS na região

Representantes das coordenações estaduais da CONLUTAS do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, realizaram neste sábado, dia 10, a terceira reunião da CONLUTAS Nordeste. A reunião teve início com o anúncio da filiação no dia anterior, 09 de novembro, do sindicato dos trabalhadores da confecção feminina à CONLUTAS, o que foi recebido com grande aplauso de todos os presentes.

Pelo turno da manhã o debate envolveu conjuntura e o balanço da marcha do dia 24 e pela tarde, informes regionais e a organização da CONLUTAS da Região. À exceção dos agrupamentos ultra-esquerdistas, LBI e POR, a avaliação de todos os presentes é que a marcha foi uma vitória que coroou o conjunto das lutas e manifestações impulsionadas pela CONLUTAS durante todo o ano de 2007. Fábio José, do PSTU cearense, ressaltou que a marcha fortaleceu as lutas e que as ocupações de reitoria são a prova irrefutável disto. Pela CONLUTE, falou o companheiro Pádua do centro acadêmico de História da UFC que relatou a experiência dos treze dias de ocupação da reitoria da UFC, o quanto a marcha fortaleceu os ocupantes e o apoio inestimável do ANDES e da CONLUTAS durante a ocupação. Reginaldo, de Limoeiro do Norte, falou sobre a importância de se cobrar balanço das direções do MST que poderiam ter ajudado a dobrar o número de presentes na marcha e avançar assim na luta contra as reformas neoliberais de Lula, em especial, a famigerada reforma da previdência.

Muitos informes das lutas nas regiões foram apresentados pelas delegações. No Ceará, as universidades estaduais UECE e URCA entram em greve a partir desta segunda-feira. No Rio Grande do Norte, a viotoriosa greve dos agente de saúde de Mossoró, que durou 30 dias, foi coberta de solidariedade pela CONLUTAS. Também no Rio Grande do Norte, a CONLUTAS teve papel fundamental da greve da polícia militar. Além das lutas, pôde-se perceber o apoio fundamental que se vem dando às oposições sindicais por todos os estados nordestino. Cresce a CONLUTAS no Nordeste, e com ela crescem também suas responsabilidades.

Infelizmente a reunião ocorreu sem a paricipação do companheiro Mancha que teve de desmarcar sua viagem de última hora por razões de saúde. Além da ausência de Mancha muito sentida também foi a ausência de delegações importantes como Bahia, Alagoas, Sergipe e Paraíba, o que sem dúvida alguma, reforçou ainda mais a necessidade de se avançar em um nível de organização ainda maior da CONLUTAS no Nordeste.

Para ver: Álbum online com as fotos do evento.

Nenhum comentário: