segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Contra o Reuni, estudantes ocupam Unifesp

No último dia 17, quarta-feira, o Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aprovou a adesão da instituição ao Reuni. Os estudantes do campus de Guarulhos realizaram uma manifestação no local do Conselho, mostrando a contrariedade à decisão. Eles foram violentamente agredidos pela segurança da Unifesp, por ordem do reitor, Ulisses Fagundes Neto, que impediu-os de entrar na reunião do Conselho. O uso da força física para calar os movimentos tem se tornado uma prática cada vez mais comum nas universidades, como já dissemos e demonstramos antes no Portal.

A agressão, porém, não calou os alunos da Unifesp de Guarulhos. Pelo contrário, após a agressão, eles entraram em greve e ocuparam a administração do campus. Por volta das 22h de quarta-feira, os estudantes entraram no prédio e levaram cadeiras e classes para fora das salas, sinalizando que estavam sem aulas a partir daquele momento. A universidade já pediu à Justiça a reintegração de posse e disse que não vai negociar com os estudantes.

Chamamos todas as entidades dos movimentos estudantil, sindical e popular a enviar moções de repúdio à agressão feita pela reitoria da Unifesp e exigindo a imediata abertura de negociação com os estudantes. A solidariedade é fundamental.

Enviem moções para o reitor, professor doutor Ulysses Fagundes Neto. E-mail: ulyneto@reitoria.epm.br

Com informações de João Zafalão, de Guarulhos (SP)

Nenhum comentário: