quarta-feira, 25 de julho de 2007

Repressão no PAN chega a Latuff

O cartunista Latuff foi intimado a prestar depoimento à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Propriedade Imaterial (D.R.C.P.I.M). A razão? Desenhar o tal do solzinho com um fuzil na mão ao lado do Caveirão configurando assim "apropriação da imagem oficial do Pan".

Fosse plausível a justificativa de "apropriação indevida", a relação de chargistas seria beeemm maior (Aroeira, Ique, Ponciano...). As razões são outras: Latuff teve a petulância de colocar um fuzil na mão do Caô (vamos combinar que esse é o melhor nome pro mascote) e essa imagem virou símbolo de denúncia da violência policial. Assim como foram presos os jovens na madrugada de segunda por picharem os muros com o Caô armado, assim como foram apreendidas as camisas com a mesma imagem, nada mais coerente que intimar o autor do símbolo de protesto.

Esse é o PAN. Rios de dinheiro para empreiteiras e patrocinadores. Festa para turista ver. Repressão para pobres de uma maneira geral e em especial para os que ousam protestar.

2 comentários:

Jorge Antonio Barros disse...

Esse indiciamento é uma ameaça clara à liberdade de expressão e de imprensa. A sociedade não pode compactuar com isso. A Associação Brasileira de Imprensa deveria se manifestar.
Minha solidariedade ao artista.

Marco disse...

Decorem e aprendam a cantar http://www.youtube.com/watch?v=VY1ftjTt8dg
passeata dia 04 de agosto.