domingo, 10 de junho de 2007

¡RONNIE CUETO LIBERTAD!

O PST, seção peruana da LIT-QI, divulgou esta semana em seu portal uma declaraçao política pela libertação do dirigente mineiro Ronnie Cueto, preso na madrugada do dia 5 de junho em uma operação armada pela polícia para golper o movimento organizado dos trabalhadores da mineradora chinesa Shougang Hierro Perú, em greve desde o dia 10 de abril.

A greve dos mineiros de Shougang Hierro Perú, na cidade de Marcona, é uma resposta à super-exploração imposta aos mineiros peruanos, que somam 85 mil trabalhadores contratados como prestadores de serviços ou através de cooperativas, ficando completamente à margem da legislação trabalhista, e garantindo uma super mais valia aos capitalistas, incluindo aí os chineses. Faz parte dessa mesma luta, a greve dos mineradores de Casapalca parados contra a demissão de 180 de seus companheiros.

A declaração do PST peruano faz um chamado aos dirigentes operários e populares, aos ativistas da juventude, e às organizações operárias de todo mundo, a promover uma campanha de solidariedades aos trabalhadores de Shougang e Casapalca e para libertar Ronnie Cueto. Declarações devem ser enviadas para o e-mail confraternidadobrera@gmail.com com cópia para pstperu@gmail.com.

¡Viva la lucha de los contratados de Shougang y Casapalca!
¡Reposición de despedidos, pase a planilla de los contratados!
¡Abajo la represión de García, libertad para Ronnie Cueto!



É possível buscar mais informações e acompanhar a luta dos trabalhadores de Marcona através do blog MARCONA PROTESTA.

Nenhum comentário: