sábado, 3 de março de 2007

Última intervenção do ato foi de Angel Luis Parras




O fechamento do ato foi feito pelo companheiro Angel Luis Parras, o Caps, do PRT espanhol que falou em nome da direção da LIT.

Em sua fala Caps destacou em primeiro lugar a importância do ato em si, não só pela homenagem a Moreno, mas também por ele apontar em direção a uma necessidade fundamental da classe operária: a reconstrução da IV Internacional.

Para exemplificar essa importância, Caps citou Trotsky que afirmava ao final de sua vida que sua maior e mais importante obra foi a fundação da IV Internacional.

"Esse foi o mesmo homem que fez a primeira revolução mundial, o mesmo que dirigiu juntamente com Lenin, o primeiro estado operário, e o mesmo que organizou o exército vermelho contra dezenas de estados inimigos. Mesmo assim sua maior obra foi reunir cinco mil militantes em torno do projeto da IV Internacional".

Citando vários exemplos históricos o dirigente da LIT, destacou que "hoje mais do que nunca que essa é uma tarefa fundamental para os revolucionários, porque mundo afora o que vemos é um vendaval oportunista que assume diferentes aspectos, seja através do apoio a governos abertamente burgueses ou aqueles que falam em nome do socialismo mas na verdade não tem nada a ver com a luta dos trabalhadores como Chavez na Venezuela, Prodi na Itália e todas outras alianças".

Por fim, Caps destacou que hoje é papel da LIT no processo de reconstrução da IV Internacional dicutir com todos aqueles setores que almejam esse mesmo objetivo, tenham eles uma tradição trotskista ou não. Exemplo concreto disso é o partido italiano que acaba de pedir ingresso na Internacional.

"O que temos que discutir é qual a posição desses partidos diante da democracia burguesa, se eles utilizaram de todos os mecanismos, inclusive das eleições para denunciar a democracia dos ricos, qual a política desses partidos frente aos governos e estados, ou seja, se eles estão dispostos a destruir o estado capitalista. E terceiro, se eles tem uma real política anti-imperialista algo que não tem nada a ver por exemplo com Chavez".

Ao final de sua fala ressaltou o importante papel que o PSTU teve no decorrer dos últimos anos, não só na luta pela superação da crise da LIT mas fundamentalmente pela reconstrução da IV Internacional encerrando sua fala com o seguinte:

"Em muitos sentidos e graças ao PSTU e seus militantes podemos prestar a melhor homenagem possível a Moreno que é dizer em alto e bom som: A LIT vive!"

Nenhum comentário: