domingo, 25 de março de 2007

GTs da Conlutas apresentam propostas para plano de lutas

Cromafoto
Em nome do Grupo de Trabalho de Negros e Negras da Conlutas, falaram Manoel Crispim, do Sindsprev-RJ e Dayse Oliveira, militante do PSTU e dirigente do SEPE-RJ. Crispim destacou a importância histórica desse encontro e também da disposição da Conlutas em se apresentar como um instrumento de luta anti-racista. "É fundamental que cada uma das entidades organize o coletivos ou secretarias anti-racista desde a base, para que o conjunto da Conlutas possa não só discutir nossas reivindicações mas também apresentar uma alternativa socialista para o povo negro."

Dayse apresentou os principais pontos do plano de ação votado pelo GT e que devem ser incluídos no documento final e no calendário de lutas do encontro. "É preciso lutar não só contra o preconceito e a discriminação racial. É preciso barrar o projeto de extermínio do povo negro, que hoje tem um lamentável exemplo no trabalho sujo feito por Lula no Haiti, a mando de Bush". O GT está encaminhando uma série de propostas em defesa da luta dos quilombolas, da defesa da política de reparação, em especial de cotas, e de uma campanha contra o rebaixamento penal.

Eliana, do MTL e da oposição de gráficos de Minas Gerais, defendeu a inclusão de propostas que contemplem a diversidade da classe operária. Em nome do GT de Mulheres e GLBTs, ela defendeu o combate a toda forma de opressão e violência machista e homofóbica, uma campanha nacional pela legalização do aborto e a denúncia permanente das conseqüências das reformas neoliberais entre os mais oprimidos, como negros e mulheres.

Nenhum comentário: