segunda-feira, 30 de outubro de 2006

A repressão brutal à Comuna de Oaxaca

Oaxaca é uma cidade no sudoeste do México que vive desde o mês de junho uma grande insurreição popular liderada pela categoria dos professores, com o objetivo de expulsar o governador do estado Ulises Ruiz Ortiz. Nesse processo formou-se a APPO (Asamblea Popular de los Pueblos de Oaxaca), um verdadeiro organismo de poder do povo, com delegados eleitos nos bairros, nos movimentos sociais, e nas pequenas cidades do estado de Oaxaca.

Neste fim de semana que foi de circo eleitoral no Brasil, se desencadeou uma brutal ofensiva repressiva contra o povo de Oaxaca. Começou na sexta-feira, quando pistoleiros dos esquadrões da morte ligados ao PRI (partido de Ulises Ortiz) atacaram a tiros vários piquetes da APPO, em um dos quais morreu com um tiro no peito um jornalista voluntário do Centro de Mìdia Independente de Nova York. No dia seguinte, o governo federal de Vicente Fox ordenou o início da invasão da cidade por tropas da PFP (Policia Federal Preventiva), uma espécie de PM federal, que conta com um Batalhão de Choque e "grupos de operações táticas" armados com metralhadoras.

O domingo foi o dia de um verdadeiro massacre no qual centenas de milhares de cidadãos civis tentaram resistir de forma pacífica ao avanço brutal da PFP, com muitos mortos e feridos.



Para acompanhar com mais detalhes o que acontece em Oaxaca temos algumas opções. Uma delas é o site mexicano do Centro de Medios Libres, que acompanha minuto a minuto as informações desde Oaxaca.

Outra opção, é Radio Universidad de Oaxaca, uma rádio universitária que é a verdaderia "voz da APPO", centralizando as informações e orientando os manifestantes. Podemos ouvir a Radio ao vivo na internet, nos sentindo "dentro" da cidade. O link para ouvi-la é:

http://radio.indymedia.org:8000/appo.mp3.m3u

Todo apoio a luta heróica do povo de Oaxaca!
Solidariedade internacional urgente!

Nenhum comentário: