sábado, 23 de setembro de 2006

Dívida interna e externa: a sangria eterna

Olá, sou o "Iskra", novo colaborador e redator do blog Coquetel Molotov, e gostaria de inaugurar minha primeira postagem falando sobre um tema fundamental: as dívidas interna e externa.

Muita gente se pergunta porque alguns militantes de esquerda, principalmente os militantes do PSTU, falam tanto sobre a dívida externa e a dívida interna. É comum ouvirmos as pessoas reclamarem: "Mas vocês só sabem falar disso? Será que não existe nenhum outro assunto mais importante do que essas dívidas? Parece radiola enganchada, virem o disco!"

Na verdade, as pessoas pensam assim porque na maioria das vezes nunca pararam para refletir seriamente sobre a gravidade do tema. Proponho fazermos apenas um ligeiro exercício de matemática (sei que muita gente não gostava dessa matéria na escola, mas as vezes ela é indispensável).

Lembram do roubo ao Banco Central em Fortaleza? Como não... Nossa, foi dinheiro pra burro que os caras levaram, não é mesmo? Até hoje a polícia não localizou nem 20% daqueles cerca de 150 milhões de reais que os ladrões levaram. Pois bem, sabia que o governo Lula vai entregar, só neste ano de 2006, quase 2.000 (DUAS MIL) vezes o valor roubado do Banco Central para os banqueiros e especuladores?

É isso mesmo! O Lulinha que quer posar de "pai dos pobres", na verdade é a "mãe dos ricos", e vai entregar neste ano, segundo o projeto do Orçamento da União, quase 300 BILHÕES de reais para os banqueiros e especuladores, através dos pagamentos de juros e amortizações das duas dívidas, tanto a interna quanto à externa.

Achou pouco esses quase R$ 300.000.000.000,00 que vão ser jogados fora só em 2006 com os pagamentos das dívidas? Então, só para comparar, é bom lembrar que o orçamento do Ministério da Saúde para este mesmo ano de 2006, é de apenas 44 bilhões, o do Ministério da Educação, é de apenas 21 bilhões, e o do Ministério das Cidades é de menos de 5 bilhões. Somando os três dá apenas cerca de 70 bilhões.

Em 31 de dezembro de 2006, ao completar seu primeiro mandato, Lula terá entregado no total desses 4 anos de governo mais de MEIO TRILHÃO de reais para os agiotas legalizados do mercado financeiro, através dos pagamentos dessas duas dívidas, a interna e a externa, que são verdadeiras sangrias, pra não dizer hemorragias...

Bem pouquim, né?

Um comentário:

Incendiário disse...

Já não era sem tempo do "seu fagulha" se apresentar.

Belo arremesso esse, camarada Iskra. Bem na cara da maledita. A comparação com o assalto ao Banco Central foi um lance de mestre.

Abraços.