quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Um pouco sobre James Petras

James Petras tem um currículo extenso na análise da situação mundial e no apoio e solidariedade aos movimentos sociais. Embora já tenha postado algo dele no blog, nenhum destaque foi dado ao escritor, ativista anti-imperialista e revolucionário, tal como ele mesmo de define. Bem nunca é tarde.

Petras é um profundo estudioso da América Latina. Nas eleições presidenciais de 2004, defendeu a candidatura do PSTU antevendo o desastre que seria a vitória petista. Em 2006, participou do Congresso Nacional dos Trabalhadores que fundou a CONLUTAS. Tem acompanhado de perto a situação latinoamericana como um todo e tem escrito bastante sobre o Oriente Médio.

Seu último artigo sobre o Oriente Médio Cães raivosos assolam o Líbano, publicado em português no portal Resistir, faz uma análise desde dentro dos EUA, trazendo a tona a influência do lobby sionista no governo Bush e divulga a posição do professor Juan Cole que "argumenta de forma persuasiva que a guerra contra o Líbano foi planificada há pelo menos um ano". Sobre a invasão do Líbando pelos carniceiros israelenses, Petras afirma que "Israel não vai ganhar uma 'guerra de sete dias'", citando o secretário geral do Hezbolah que declarou que "quando os israelenses entrarem nós o faremos pagar caro em tanques, oficiais e soldados".

Vale a pena a leitura.

Também não de deixe de acessar:

Nenhum comentário: