domingo, 23 de julho de 2006

O papel de Luizianne Lins nas próximas eleições


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins do PT, que foi fundamental para a construção da frente que tem Cid Gomes(PSB) como prefeito e Pinheiro(PT) como vice, será a principal cabo eleitoral do "ex"-aliado de Tasso Jereissati na capital cearense. Luizianne apesar dos enfrentamentos com setores organizados do movimento de massa, como os professores e o movimento de sem tetos, e das medidas impopulares, como a substituição do vale-transporte pelo passecard, goza ainda de grande prestígio na cidade, e o mesmo será fundamental para garantir a vitória de Cid.

Em parte, esse prestígio só é possível pela ausência de uma oposição organizada e pelo apoio aberto de setores da esquerda à prefeita, como o dado pelo PSOL e PCB, que inclusive ocupam cargos na prefeitura. Isso por si só já é uma imensa contradição. Como se enfrentar com o governo federal petista, apoiando e participando de uma administração petista que defende fielmente o primeiro?

Hoje, PSOL e PCB, compõem em conjunto com PSTU a Frente de Esquerda no Ceará e o apoio que ambos dão à petista já trouxe sérias consequências do ponto de vista da luta cotidiana que se faz necessária contra a prefeitura e trará muitas outras do ponto de vista eleitoral.

Luizianne é a atual coordenadora da campanha de Lula em 5 estados do nordeste (PI,CE,RN,PB,AL) e entre suas responsabilidades está obviamente a de minar qualquer crescimento de Heloisa Helena na região como forma de garantir a reeleição petista. Além disso, a lora trabalhará seriamente pela eleição de Cid Gomes para governador do estado, o que significa enfrentar-se com a candidatura de Renato Roseno.

Não há como servir a dois senhores. Luizianne é Lula e Cid, ou seja, está na trincheira do inimigo, e não para sabotá-lo, mas para garantir sua vitória.

O PSTU chegou a colocar como condição para a composição da Frente, que PSOL e PCB entregassem seus cargos, e teve que recuar para garantir a unidade eleitoral. Mas se a frente quiser de fato crescer no estado do Ceará, deverá se enfrentar sim com a prefeita.

Nenhum comentário: