sábado, 1 de julho de 2006

Correio Internacional: "Cresce o pântano para o imperialismo"


A LIT-QI publicou a edição de 30 de junho do Correio Internacional. O editorial do Correio, destaca o atoleiro imperialista em especial no Iraque e no Afeganistão, aonde "o Estados Unidos conquistou rápidas vitórias militares, derrubou os governos dos Talibans e de Saddam Hussein e instalou regimes coloniais, sustentados pelas tropas invasoras".

Entretanto, apesar da superioridade militar e dos US$ 320 bilhões já gastos, o povo iraquiano vem protagonizando uma feroz resistência contra os invasores, e agora os EUA "vê reabrir-se diante de seus olhos uma 'segunda frente' no Afeganistão, país que há pouco tempo parecia controlado".

O editorial destaca ainda a campanha internacional encabeçada pelo poderoso New York Times contra as torturas nas prisões de Guantánamo, demonstrando a crescente divisão interburguesa estadunidense. E para engrossar o caldo dos problemas de Mr. Bush, o mundo viu recentemente o ressurgimento de grandes mobilizações dentro do território ianque, com milhões de imigrantes, em especial latino-americanos, lutando por seus direitos.

Na sequência os demais textos do Correio com enfoque na Guerra do Iraque:

Nenhum comentário: